data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Vilnei (Prefeitura/Divulgação)
Motoristas que costumam passar pela Rua Riachuelo, no centro de Santa Maria, precisarão de rotas alternativas nesta semana. A via terá bloqueios parcial e total para que sejam feitas vistoria e a obra de recuperação asfáltica.
A vistoria, chamada de sondagem, iniciou ainda na sexta-feira. O procedimento era previsto apenas para a sexta, mas precisou ser estendido. A análise serve para verificar se a estrutura da via, que teve o sistema de drenagem pluvial recuperado no final de 2019, está preparada para o novo pavimento.
Horários para exames práticos de autoescolas serão ampliados em julho
Foram feitas escavações pontuais no trecho da Rua Riachuelo que fica entre as ruas Tuiuti e Ângelo Uglione. Devido à necessidade de uso de maquinário para essa intervenção, o trânsito precisou ficar parcialmente bloqueado nesse trecho na sexta. Na segunda, o bloqueio parcial volta.
Já a recuperação do asfalto da Rua Riachuelo, no Centro de Santa Maria, começa na próxima terça-feira. O primeiro trecho a receber as melhorias fica entre as ruas Tuiuti e Ângelo Uglione e será bloqueado totalmente.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes, o bloqueio será na Riachuelo, no cruzamento com a Rua Tuiuti. Assim, quem transita pela Rua Riachuelo, no sentido Bairro-Centro, não poderá seguir reto em direção à Rua Ângelo Uglione, mas terá que desviar à esquerda, ingressando na Rua Tuiuti.
Em meio à pandemia, Santa Maria recebeu mais de R$ 6 milhões para saúde
Quanto às linhas de ônibus, todas que trafegam pela Rua Riachuelo passarão a ingressar à direita na Rua Pinheiro Machado, seguir pela Rua Benjamin Constant e, depois, Venâncio Aires, até a André Marques, momento em que voltarão ao itinerário normal.
Para que esse itinerário seja possível, o trânsito na Rua Venâncio Aires, entre a Rua Dr. Pantaleão e a Rua André Marques, terá sentido único Bairro-Centro. Motoristas que estiverem na Rua Venâncio Aires, no sentido Centro-Bairro, terão de dobrar à esquerda na Rua André Marques. Para que haja fluidez no tráfego de veículos e passagem de pedestres, o semáforo no cruzamento da Venâncio com a André Marques, que hoje opera com dois tempos, passará a ter três tempos. Quem transita pela Venâncio Aires no sentido Bairro-Centro terá que dobrar à direita na André Marques. Já quem está na André Marques não poderá dobrar à direita na Venâncio Aires.
VÍDEOS: incertezas que adiam eventos e esvaziam datas durante a pandemia
Segundo a prefeitura, agentes de trânsito estarão nos pontos em que seja necessária a orientação para os motoristas. A expectativa é que não haja muitos problemas, já que essas medidas já foram implementadas no ano passado.
As obras devem seguir por 60 dias. A recuperação será feita em dois trechos: primeiro entre as ruas Tuiuti e Ângelo Uglione (trecho 1) e, depois, entre as ruas José Bonifácio e Tuiuti (trecho 2) nesta ordem:
- Obras de recapeamento no trecho entre as ruas Tuiuti e Ângelo Uglione (trecho 1)
- Obras de recapeamento no trecho entre as ruas José Bonifácio e Tuiuti (trecho 2)
- Ajustes de tampas e grelhas (para escoamento da água da chuva)
- Finalização com capeamento nos trechos 1 e 2
- Sinalização viária nos dois trechos
Quando novas alterações no tráfego de veículos forem necessárias, elas serão divulgadas. O custo que a prefeitura terá com esta etapa da obra é de R$ 383.941,28.